Bem vindo!

Esta é a comunidade e ambiente democrático do Ihudd. Aqui você poderá debater ideias, conceitos, propostas e questões que envolvam direitos, humanidades e democracia
Compartilhe e discuta o melhor conteúdo e novas idéias para construir um novo Século XXI, crie seu perfil  e torne-se um melhor cidaão na luta pelos direitos humanos.

0

1
Eudes Cardozo
On 17/06/2020 11:16

Bom dia! Há uma questão no cabeçalho, em seguida o enunciado apresenta uma problematização derivada da questão anterior. Trato de responder de forma simples e objetiva a questão do cabeçalho, posto que o problema se apresenta na questão sequente, na qual pretendo uma abordagem uma mais profunda. Assim sendo, por partes: "Porque a esquerda associa o ser LIBERAL ao liberalismo econômico e não a liberdade de costumes?"

Por que "Liberal", "liberalismo econômico" e liberdade dos costumes são indissociáveis. Possuem a mesma gênese, estando umbilicalmente atrelados, não há possibilidade de um pensamento que preconize a liberdade dos costumes sem a ascensão do liberalismo econômico inaugurada com o advento da expansão mercantilista europeia para além do vasto "mar oceano". O colonialismo, a dominação de territórios alheios e a subjugação dos nativos destas terras inaugura o mundo Liberal, e seus subsequentes estudos, análises e visões de mundo.  

Seguindo:

"Vocês não acham que precisamos retomar da direita o que significa ser um liberal progressistas?"

Devemos! Porém a coisa é dúbia, e talvez caiba ao liberalismo essa aparente ambivalência, que lhe sua característica mais marcante. Não possuo todos os elementos para expor esta hipótese, mas creio que o liberalismo seja por si só o avanço irrefreável da sociedade rumo ao seu inevitável devir de aprimoramento constante, mas também seja o empenho do atual estágio de avanço; o liberalismo é hoje conservador, e é só isso o que pode ser desde o advento da sociabilidade burguesa. 

Fazendo um recorte bem grande, os eventos ocorridos entre os anos 70 e 90 do século XVIII encerram a fase progressista do liberalismo, inaugurando sua fase conservadora. Devemos recuperar seu caráter progressista, ao que parece o estágio avançado do liberalismo, sua próxima fase, só se apresenta com sua superação. Por isso, precismos do Socialismo. 

Your Reply

Fique Informado

Sobre esta Comunidade

Esta comunidade é para todo aquele que acredita na luta democrática por direitos e pela humanidade em sua essencia mais plural e coletiva. Militantes da causa, partidos políticos, pessoas e entidades da sociedade civíl organizada. Destinamos esta infraestrutura para a construção de um diálogo e um ambiente pelos direitos humanos e pela democracia. Compartilhe e discuta o melhor conteúdo e novas idéias para construir um novo século XXI, construa seu perfil e torne-se cidadão ativo e presente na comunidade do Ihudd. Vamos juntos construir um novo ideal de humanidade Read Guidelines

Ferramentas de Pergunta

2 seguidor (es)

Estatísticas

Perguntada: 14/06/2020 19:32
Visto: 996 vezes
Última atualização: 17/06/2020 11:16