Nota de Repúdio sobre o Atentado ao Consulado Chinês

(Por Ihudd)

Hugo Albuquerque

O Instituto de Humanidades, Direitos e Democracia vem através desta nota se solidarizar às instituições do Estado e do povo Chinês em solo brasileiro.

Segundo noticiado pela imprensa, na noite da última quinta-feira (16/09), um atentado foi cometido no consulado da China. O edifício na zona sul do Rio de Janeiro foi alvo de um artefato explosivo de pequenas proporções jogado covardemente.

O acontecimento explicita o avanço do bolsonarismo que vem se radicalizando no período recente, principalmente após a chamada para o golpe de estado acontecido em 7 de Setembro. O patético ataque ao prédio do consulado chinês mostra a faceta mais ridícula do fascismo brasileiro.

Desde os constrangedores depoimentos de Roberto Jefferson que chamou o embaixador chinês de “xingling" e “macaco”, o racismo e a xenofobia dos apoiadores do atual presidente tem se evidenciado mais explicitamente. As acusações de que “a China está tentando implantar o socialismo no Brasil” não passam de uma retórica anticomunista que fundamenta uma cultura do ódio. Inclusive tendo vínculo subjetivo com a ideologia do antipetismo incitado.

Além de ser o principal parceiro econômico do Brasil, a China é responsável pelo fornecimento de insumos para fabricação da vacina Coronavac, salvadora de milhares de vidas brasileiras.

Ressaltamos: a China é uma nação amiga. Diferentemente de países que integram o bloco imperialista, o país asiático nunca teve interesses intervencionistas no Brasil. Nossa aliança transcontinental deve se basear no respeito à autodeterminação dos povos. Princípio essencial a ambas nações com trajetórias marcadas pela opressão colonial e imperialista.

Não podemos nos silenciar diante de uma agressão de caráter intimidatório, que embora pareça isolado, manifesta-se em um cenário de acirramento de intolerância, de crimes de ódio contra asiáticos.


Por fim, esperamos que o resultado das investigações apontem o autor deste crime, bem como a sanção nos termos da lei e que consigamos garantir a segurança dos funcionários do consulado para que possam manter sua rotina em segurança.